As melhores histórias da Arte: amor 2 - a perda home
  1. Amor - Picasso
  2. Amor - Belmiro
  3. Amor - Frida
"Arrufos" (1932) Belmiro de Almeida  
Apesar de toda a elegância dos dois personagens e do luxo da decoração, há um aspecto prosaico, quase grotesco na briga do casal acima. Possivelmente acabaram de chegar de uma festa ou algum evento social, pois ela largou apressadamente o chapéu sobre a poltrona e, enquanto enterra o rosto entre os braços, em atitude de pranto, ele se despe de uma das suas luvas, senta-se calmamente, pernas cruzadas, segura o charuto em atitude contemplativa, indiferente ao sofrimento feminino. Ela ocupa a metade esquerda da composição diagonal, amplamente marcada pela tapeçaria, estofado e cortina. Ele se situa na metade oposta, diante de uma parede mais simplória quanto à decoração. O ponto de ligação entre os dois campos é justamente a área de proximidade entre a cauda da saia e a sola do sapato dele.