Projeto Humanarte - Vocabulário de Psicanálise
Complexo de Castração - comentários

Melanie Klein demonstrou que as inibições na escola podem estar diretamente relacionadas com o "pavor de castração". O que para os professores parecia ser preguiça ou falta de interesse ou inaptidão nos esportes e no atletismo revelou-se para Klein como uma "inibição neurótica" e uma sujeição da criança ao medo da castração. Era como se a criança dissesse: "Se eu fizer X, serei castigado (com a castração)". (Por exemplo: "Se eu fizer algo que represente simbolicamente o meu desejo pela minha mãe, serei punido com a castração") Só quando a angústia de castração fosse solucionada seria possível começar a superar a inibição.

Ward, Ivan. Castração, RJ, Dumará-Ediouro,2005 (Conceitos da Psicanálise, v 7), pag 9

"A analista israelense M. Woolf deu um exemplo ainda mais explícito em 1955. Uma garotinha que era criada num kibbutz recusava-se a dormir no chalé das crianças. Toda vez que a mãe tentava levá-Ia de volta para a cama, aparentemente adormecida, a menina acordava tremendo e chorando: "O cachorro arrancou o meu pipi". A enorme angústia, como uma reação fóbica, que as mulheres podem sentir ao pensar em menstruação ou relação sexual ou parto tem origem evidente na angústia de castração do passado."

Ward, Ivan. Castração, RJ, Dumará-Ediouro,2005 (Conceitos da Psicanálise, v 7), pag 41

"Você vai à escola. Aprende a ler. Descobre algo para fazer que refreie a energia, ajuste as ânsias e as fantasias incipientes, atenue a angústia. Algo que seja repetitivo é bom, algo que ocupe as mãos ou inibe a sua função. Os garotos passam horas chutando uma bola de um pé para o outro sem deixá-la tocar no chão ou matando demônios e monstros em video games (...) Trata-se de uma atividade masturbatória substituta; expressa agressividade e controla a agressividade; representa uma fantasia da vitória e da "transcendência", com o divertimento e a alegria de ultrapassar cada baliza da conquista ritual, ao mesmo tempo que exprime submissão à realidade representada pelas "leis da natureza". (...) A esses atos repetitivos simples estão incorporados os medos e os desejos sublimados de uma criança na fase de latência. E, mesmo que não possamos prever no que resultarão, o seu significado inconsciente encontra-se no poço profundo das emoções, do qual pode brotar a grandeza futura".

Ward, Ivan. Castração, RJ, Dumará-Ediouro,2005 (Conceitos da Psicanálise, v 7), pag 54

 

 

   
A - H
 
I-P
 
R-V
 
Nomes
 
Agressividade Inconsciente Relações de Objeto Freud, Sigmund (1856-1939)  
Arquétipo (Jung) Inveja Sado-masoquismo Jung, Carl Gustav (1875-1971)  
Complexo de Castração Símbolo (Jung) Klein, Melanie (1882-1960)
Narcisismo
Complexo de Édipo
Objeto
Sonho Lacan, Jacques (1901-1981)
Deus Perversão
Sublimação Reich, Wilheim (1897-1957)
Fase Oral Psicanálise Silveira, Nise da (1905-1999)
Superego
Winnicott, Donald (1896-1971)
Homossexualismo Pulsão
Violência